quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quimica



AÇAFRÃO

Popularmente chamada de açafrão, a Curcuma longa L. é conhecida por seu uso na alimentação, como tempero, corante e aromatizante.
A curcumina, ou diferuoilmetano, extraído do rizoma da Curcuma longa L., tem propriedades antinflamatórias, antitumorais, antioxidantes e antimicrobianas.
 É uma planta herbácea, anual, aromática, com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e amarelada internamente. Do rizoma saem folhas grandes e flores amareladas. Reproduz-se por pedaços do rizoma que apresentam gemas (olhos), devendo ser cultivada em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem.
Cada rizoma mede até 10 cm de comprimento e, quando cortado, mostra uma superfície de cor vermelho-alaranjada. Tem cheiro forte agradável, sabor aromático e picante. Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, utilizado na culinária como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, e no preparo de medicamentos. Em sua composição química, o principal constituinte é a curcumina, possuindo também óleos essenciais de excelente
qualidade técnica e organoléptica, que juntos possibilitam estender sua utilização também aos mercados de perfumaria e têxtil (CECILIO FILHO, 1996).
Através de processos quimicos (como hidrodestilação em aparelho de Clevenger modificado) é possivel fazer vários tipos de utilização dessa planta, como por exemplo: fabricação de remédios, retirar óleos essenciais  etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário